O marketing para restaurante é um conjunto de ações estratégicas voltadas para melhorar a credibilidade, visibilidade e vendas de bares e restaurantes. Mas ao contrário do que muitos empreendedores pensam, as ações de marketing não precisam ser só pela internet.
As iniciativas podem acontecer desde marketing de conteúdo, anúncios pagos, promoções e eventos. Para te ajudar, nós do FoodCo. separamos algumas dicas práticas de marketing para o seu restaurante. Confira!
Se diferencie da concorrência
O mercado do food service está cheio de negócios parecidos. Por isso, para sobreviver à concorrência, é necessário se diferenciar e se tornar único no que faz. E o marketing pode te ajudar!
Em primeiro lugar, é necessário entender o que o seu restaurante tem de diferente? Quais características tornam seu estabelecimento melhor do que os outros? Sabendo desses diferenciais, é a hora de botar a mão-na-massa para torná-los conhecidos e referências ao cliente.
O marketing entra para evidenciar a cultura, valores e benefícios do seu estabelecimento, que podem vir desde campanhas nas redes sociais como uso das tecnologias para melhorar a qualidade do serviço. Um exemplo disso são os aplicativos próprios e cardápios on-line.
Crie estratégias de marketing de indicação
Quem nunca consumiu de determinado estabelecimento por conta de indicações de conhecidos? Essa estratégia de marketing de indicação é uma ótima alternativa de sucesso para o estabelecimento, tanto em vendas como fortalecimento de marca.
Para incentivar as indicações dos clientes de forma orgânica, o dono de restaurante precisa traçar boas estratégias de divulgação de sua marca. Nesse quesito, o marketing de indicação pode ser feito com recompensas a esses defensores da marca.
Alguns exemplos são: conceder prêmios e descontos exclusivos para os melhores clientes, criar festivais e eventos gastronômicos, incentivar os clientes a divulgarem o restaurante nas redes sociais.
Invista na melhor experiência do consumidor
O que leva as pessoas a indicarem um restaurante para seus amigos está muito mais relacionado a experiência que elas tiveram do que necessariamente com a comida em si. Um exemplo disso é que, se a pessoa pediu um prato gostoso, mas foi mal atendida, ela não irá recomendar o local.
Por isso, investir em estratégias de marketing relacionadas à experiência do cliente é essencial para todo restaurante. Na operação presencial, invista em músicas ambientes que conversem com sua identidade de marca, limpeza, aromas e treinamento dos colaboradores para melhor atendimento. No delivery, as embalagens personalizadas e de qualidade são o caminho.
Além disso, surpreender o cliente com uma entrega a mais é uma maneira de fazer com que ele se encante ainda mais com a sua operação e, consequentemente, indique para outras pessoas.
Segmente os clientes por geolocalização
Existe um ditado no marketing que diz “quem fala com todo mundo, não fala com ninguém”. Por isso, para conversar com o potencial cliente do seu restaurante, é preciso entender qual o perfil dele. Em quais regiões você tem estabelecimentos físicos? Qual seu raio de entrega no delivery?
Este tipo de estratégia se chama geomarketing e é muito útil para encontrar os potenciais consumidores do seu restabelecimento. Assim, você pode conquistar pessoas e incentivar a vinda deste público ao local e/ou pedidos no delivery.
Nas plataformas de anúncio online, como Google Ads e Facebook Ads, é possível fazer esse recorte mais específico. Afinal de contas: qual o sentido de conversar com um público ao qual você não atende?
Reforce o relacionamento com os clientes
Assim como atrair novos clientes é essencial para a saúde do restaurante, manter os públicos que já frequentam o seu estabelecimento com constância é tão importante quanto.
Afinal de contas, se um consumidor tem uma boa relação com seu restaurante, ele pode influenciar positivamente o sucesso da marca.
E para fortalecer esta relação, existem algumas ações de marketing de relacionamento para restaurantes aplicarem. que são: criar programas de fidelidade; priorizar o atendimento ao cliente; desenvolver campanhas segmentadas para os diferentes perfis de clientes; acompanhar as estratégias e resultados das campanhas; e ter canais de comunicação fáceis com os clientes.
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