O setor do food service é competitivo por si só. Mas se tratando das plataformas online de delivery, estar em destaque em meio a tantas opções que estão ‘na palma da mão’ do cliente é o que faz a diferença para ter mais vendas.
Na 5º edição do FoodCo. Experience, João Pedro Gonçalves, especialista em gestão de delivery comentou sobre as principais estratégias com produtos e cardápios de delivery, com foco no funcionamento do iFood, que é um dos maiores players de pedidos de comida do país.
Presença no iFood
Mesmo com o fim da pandemia, o delivery já é consolidado como uma operação de food service querida pelo público. De fato, um levantamento da empresa de benefícios Ticket mostrou que 4 a cada 10 brasileiros têm costume de pedir refeições pelo delivery.
Em seu painel, João trouxe o dado de que o iFood registra cerca de 60 milhões de pedidos por mês. “A competição é acirrada, e estar em destaque na tela do cliente é fundamental”, comenta.
A estratégia do Produto Isca
Segundo o especialista em delivery, os clientes têm receio de pedir em lugares novos, tornando a estratégia do produto isca essencial para conquistar a confiança desses consumidores.
O produto isca é aquele item do cardápio que tem um preço atrativo e um grande apelo de compra, projetado para chamar a atenção de novos clientes. Assim, ele funciona como uma ‘isca’ para atrair pedidos, permitindo que novos consumidores experimentem o serviço do seu estabelecimento com um risco financeiro menor.
“Oferecer cupons de desconto e entrega grátis pode atrair novos clientes, que inicialmente gastam menos, mas têm o potencial de se tornarem regulares”, afirma João. Além disso, ele ressalta que esta é uma estratégia adotada por grandes redes, como o McDonald’s, mas que pode ser replicada para negócios de todos os tamanhos.
Formular Boas Ofertas
Continuando na temática do produto isca, o painelista ressaltou a importância de formular boas ofertas com produtos irresistíveis, geralmente os mais populares do cardápio. Além disso, ele ressalta que “um bom cardápio pode fazer o cliente mudar de ideia e escolher seu restaurante, mesmo que inicialmente não estivesse nos planos”.
Manter o Interesse do Consumidor
Além disso, João Pedro frisou que o produto isca deve ser revisado e alterado de tempos em tempos para manter o interesse dos consumidores. “A mudança periódica do produto isca pode garantir que novos clientes continuem a experimentar seu serviço”, concluiu.