Qual é o empreendedor que não sonha em aumentar as vendas do restaurante, não é mesmo? Apesar de parecer quase impossível em muitos momentos, existem ações e atitudes essenciais para melhorar sua operação, conseguir novos clientes e alavancar o seu negócio.
Mas vale ressaltar que as mudanças não acontecem do dia para a noite. É preciso entender quais ações fazem mais sentido para o seu restaurante e ter paciência durante todo o processo.
Confira abaixo as 5 dicas que nós do FoodCo. separamos para ajudar o seu restaurante vender mais:
1 – Tenha redes sociais atualizadas
Estar presente nas redes sociais é uma das melhores maneiras de aumentar as vendas de restaurantes. Isso porque elas funcionam como vitrine do seu negócio e tem capacidade de alcançar novos públicos e construir relações com os clientes atuais.
Porém, para que essa estratégia funcione, é preciso manter constância com o fluxo de postagens e conteúdos. Para isso, invista na produção de conteúdos de bastidores, faça fotos de qualidade e crie enquetes pedindo a opinião dos seus clientes.
Além disso, é essencial conhecer qual é o seu público para montar o cronograma de conteúdos e até em quais redes sociais o seu restaurante precisa estar presente. Será que seu cliente está mais no Instagram, Facebook ou até no Tiktok?
2 – Tem salão? Seu cardápio precisa ser inteligente!
Um cardápio bem estruturado e atrativo faz toda a diferença para o restaurante vender mais. Isso porque esta facilidade impacta diretamente na boa experiência do cliente. Mas para isso é necessário seguir alguns passos.
O primeiro deles é organizar bem as categorias de cada produto, como: entradas, pratos principais e sobremesas. Além disso, é importante detalhar bem quais os itens que compõem cada prato, até para facilitar a escolha para clientes com determinadas restrições alimentares.
Por fim, mesmo que o seu restaurante atende apenas por salão, é importante criar um cardápio digital e disponibilizá-lo nas redes sociais. Assim, você facilita para o seu cliente entender quais as opções e pode até aumentar o desejo de compra. Além disso, vale ressaltar que esta é uma está ganhando cada vez mais força no pós-pandemia, tanto para empreendedores quanto clientes.
Isso acontece porque desde o fim da pandemia, os clientes têm priorizado ainda mais a higiene. E como não há contato físico com o cardápio em sua versão digital, isso acaba se tornando um diferencial para o consumidor voltar – ou não – para o restaurante. Fora que é uma opção mais barata para o empreendedor, pois não existe custo de impressão.
3 – Equipe motivada vende mais!
Por trás de todo restaurante de sucesso tem uma equipe eficaz. Por isso, uma dica é que você, empreendedor do food service, promova treinamentos e dinâmicas para reforçar a importância do colaborador para o sucesso do negócio.
Desta forma, seu time fica mais alinhado aos propósitos e, consequentemente, melhora o desempenho no atendimento, cozinha e demais atuações dentro da operação.
4 – Combos são sempre uma boa dica!
Criar combos promocionais é uma ótima ideia para atrair novos clientes e vender mais no restaurante. E, para que dê certo e você não saia no prejuízo, é necessário ter um calendário de promoções. Este calendário irá te ajudar a montar estratégias inteligentes para ter mais lucro.
Dentre as ações que você promover, estão: oferecer descontos em horários de menor movimentação, combos do dia e promoções sazonais, para datas como Páscoa e Natal.
5 – Fidelize: já pensou em criar um programa de fidelidade?
Por último, mas não menos importante, uma forma de aumentar as vendas do restaurante é incentivando a volta de clientes que já fizeram pelo menos uma compra.
Existem diversas maneiras de fazer isso, como por exemplo: criar grupos segmentados de clientes vips, ofertas exclusivas para consumidores frequentes, cartão de fidelidade por número de compras, e muito mais. A criatividade é o limite!
Aqui no FoodCo., nós temos inúmeros conteúdos voltados para criação de estratégias de marketing para que os donos de restaurantes consigam alavancar as vendas. Além disso, gerenciamos mais de 42 grupos de WhatsApp com trocas diárias entre mais de 13 mil empreendedores da gastronomia do país.