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8 passos para precificar pratos em restaurantes

Estabelecer o preço certo para os pratos oferecidos em um restaurante é uma tarefa crucial que vai além de simplesmente cobrir os custos de produção. São vários fatores envolvidos na hora de precificar um produto, desde o custo dos ingredientes até a percepção de valor dos clientes.

Neste conteúdo, vamos elencar aqui os 8 passos para precificar os pratos no seu negócio, destacando a importância de uma abordagem estratégica e transparente. Confira abaixo as dicas do FoodCo. + Bom Gourmet!

1) Antes de tudo, entenda a importância de precificar corretamente

A precificação é o pilar fundamental para a sustentabilidade financeira de qualquer restaurante. Assim, uma vez que feita, ela impacta diretamente no sucesso ou fracasso de um negócio gastronômico. Afinal de contas: qual o objetivo de uma operação se não dá lucro? 

2) Custos de Produção

Existem vários custos envolvidos na produção de um prato. Muito além dos ingredientes, despesas com mão de obra, aluguel do espaço, equipamentos e energia elétrica são custos que devem ser levados em consideração. Sem isso, a chance de precificar um prato de forma errada e não obter lucro, são altas. 

3) Análise de Mercado

O mercado de food service é extremamente competitivo, e o preço é uma das grandes disputas dos negócios. Sendo assim, a análise dos preços dos concorrentes diretos e também os da região é essencial. Ao entender os comportamentos, você tem mais mais ferramentas para se posicionar de forma competitiva. 

4) Valor Percebido

Para além do preço, o valor percebido pelo cliente influencia e muito na definição do preço. As maneiras de se fazer isso são levando em consideração os fatores como: qualidade de ingredientes, apresentação dos pratos e a experiência de atendimento. Além de compreender o que ele aprecia, também é importante divulgar essas informações nas redes sociais. Assim, pode atrair novos clientes. 

5) Estratégias de Precificação

Existem várias estratégias na hora de precificar um produto. Elas podem ser baseadas em custo, onde os preços são definidos com base na produção. Outra maneira também é pela concorrência, ajustando para se tornarem ainda mais competitivos. Uma outra forma de precificar também é no valor percebido, que são baseados na percepção do cliente. 

6) Cálculo do Preço de Venda

Para ter precisão na hora de colocar o preço de venda, é importante levar em consideração os custos de produção e estratégias adotadas. Sendo assim, deve-se analisar detalhadamente os custos envolvidos em cada um dos pratos e aplicar corretamente a tática escolhida, para garantir mais eficiência e margens de lucro adequadas. 

7) Atualização de Preços

Depois que precificou, o trabalho ainda continua. Periodicamente, é necessário revisitar o preço dos pratos para acompanhar as mudanças nos custos e no mercado. Deve-se acompanhar as tendências de mercado, preços da concorrência e demais fatores que influenciam o custo. 

8) Transparência com os Clientes

Por último, mas não menos importante: seja transparente com os clientes quanto aos preços dos cardápios. Isso inclui fornecer informações claras e detalhadas sobre os preços dos itens do menu, evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar a conta e construir relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes com base na confiança e transparência.

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